sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Varginha irá liderar experiência do projeto Cidades Culturais em Minas Gerais

 Município pioneiro do projeto Cidades Culturais em Minas Gerais, Varginha quer se tornar exemplo de desenvolvimento através da cultura e do turismo. A cidade, que reúne diversos atores culturais e históricos, pretende se tornar pólo turístico da região Sul de Minas através da valorização e do investimento na cultura local.
Entrevista – Eduardo Antônio Carvalho, Prefeito de Varginha/MG, fala das expectativas para o projeto.
Daniel Guerra
1 – Na sua opinião, o Projeto Cidades Culturais conseguirá de fato resgatar os laços históricos e culturais de algumas cidades brasileiras?
Com certeza, pois ao analisarmos os objetivos gerais deste projeto, vimos que a finalidade do mesmo é totalmente voltada ao resgate de dados históricos e culturais dos municípios, orientando ainda como valorizar, preservar e efetivar a cultura local, fazendo com que a mesma aconteça de fato.
2 – Como o senhor vê a atuação do projeto no município de Varginha/MG?
Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer à ABM por ter escolhido a cidade de Varginha para ser a pioneira no desenvolvimento deste projeto. Ficamos muito felizes e honrados com isso, pois nossa administração tem como um dos objetivos principais difundir cada vez mais a cultura em nosso município. E através deste projeto vamos conseguir unir pessoas em torno desta finalidade, além de ser importante também para a economia do município, pois à medida que este projeto for sendo desenvolvido, com certeza serão geradas oportunidades de emprego e renda com investimentos no setor cultural.
3 – Como o senhor avalia o nível de importância da cultura na formação das pessoas, principalmente crianças?
Todos sabemos que a infância é o lugar sagrado para semear e colher todos os frutos bons da árvore da nossa vida. Baseado nisto, na construção da cidadania, a cultura desempenha o importante papel de fortalecer a auto-estima e o sentimento do indivíduo, fazendo-o realmente pertencer a um grupo, a uma comunidade, a uma cidade. Temos, hoje, uma imperiosa necessidade de um olhar mais profundo e de uma atitude mais cuidadosa em direção às crianças e, tendo como princípio básico a cultura na formação das mesmas, conseguiremos um desenvolvimento humano e social capazes de assegurar a sustentabilidade das mesmas em relação ao seu futuro. Em comunidades com forte expressão cultural, os indivíduos são mais felizes, pois a cultura alimenta a alma e o espírito.
Para conhecer mais sobre o projeto Cidades Culturais - Identidades Brasileiras acesse

Nenhum comentário:

Postar um comentário